O retorno de Dan McCafferty

Meados de 1983, primeiro ano do colegial (ensino médio). Foi nessa época que eu fui apresentado ao som do Nazareth.
E que som!
O primeiro álbum que ouvi foi o petardo “No Mean City”. Instrumental perfeito e sonoridade contagiante, mas o diferencial era mesmo a voz potente, ao mesmo tempo rústica e melodiosa, rebelde e romântica, do vocalista da banda.
Quem é esse cara, meu Deus??
Pois é, eu descobrira o timbre único de Dan McCafferty, talentoso e simpático escocês nascido na antiga capital Dunfermline, em 14 de outubro de 1946.
A discografia do Nazareth é extensa (começa em 1971) e transita por uma ampla variedade de estilos musicais, com predomínio do rock visceral, muito influenciado pelo blues. O talento dos músicos (sobretudo da formação original) é inegável, mas a marca registrada da banda, vale frisar, sempre esteve na voz que embalou seus sucessos.
Ele poderia ter tentado alçar voos mais altos, mas preferiu ficar ao lado de seus amigos de banda por mais de quatro décadas, em intermináveis turnês ao redor do mundo, até que a DOPC (Doença Obstrutiva Pulmonar Crônica) evoluiu a ponto de impossibilitá-lo de atuar nas desgastantes apresentações ao vivo. Isso foi em 2013.
Durante esse longo período, apenas dois álbuns solos: “Dan McCafferty” (1975) e “Into The Ring” (1983). Há tempos, todavia, Dan falava do sonho de lançar um álbum com canções próprias, vindas da alma.
E eis que o sonho finalmente se concretiza: “Last Testament” traz várias canções inéditas, todas escritas por Dan (e com arranjos do maestro Karel Marik). O álbum promete ser uma interessante viagem, em letras e ritmos, pelos mais profundos sentimentos do artista.
O primeiro single foi divulgado em junho: “Tell Me”, uma belíssima canção romântica, já disponibilizada pela gravadora EarMUSIC no Youtube: 
Há alguns dias, a página oficial do artista no Facebook (https://www.facebook.com/DanMcCaffertyOfficial/) divulgou fotos da gravação do vídeo de um novo single, que deverá ser disponibilizado nos próximos dias. Ao que parece, trata-se da música “Home is where the heart is”.
A previsão é de que o álbum seja lançado dia 18 de outubro.
Os fãs, é claro, aguardam com ansiedade!

Lista de músicas:
You and me
Why
Looking back
Tell me
I can't find the one for me
Look at the song in my eyes
Home is where the heart is
My baby
Refugee
Mafia
Sunshine
Nobody's home
Right to fail
Bring it on back
You and me (versão acústica)


Álbum “Dan McCafferty” (1975)
Álbum "Into The Ring (1983)
Álbum “Last Testament” (2019 – Ear MUSIC)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bonamondo, o planeta dos sonhos - Capítulo 1

Vida como não a conhecíamos - Capítulo 1