Conto: Futuro Maculado

Imagem: Desenho "Os Jetsons" (Hanna-Barbera)


Veículos de interessante aerodinâmica, semelhantes aos antigos automóveis, deslizavam pela troposfera em meio a arranha-céus curvilíneos. A arquitetura lembrava o arrojo das linhas de Niemayer, porém os materiais usados nas construções em nada se assemelhavam aos de sua época. Vistos de longe, os prédios pareciam constituídos de um material vítreo e moldável. Havia muitas cores nos arranha-céus, cujo brilho ofuscava os olhos daqueles que os fitavam do chão. Eram prédios esquisitos, retorcidos, mas acho que posso dizer que ainda assim eram belos. A Nova Avenida Paulista, como era chamada pelos habitantes da época, parecia uma autoestrada imaginária, sem delimitação de contornos ou faixas, por intermédio da qual motoristas impacientes realizavam manobras nada convencionais. Não havia sinalização nos cruzamentos. Os veículos, vindos de todas as direções, disputavam espaço com uma voracidade de dar medo. Para resumir: um trânsito apocalíptico.

Ao nível terrestre, transitavam apenas pedestres e ciclistas (se é que se pode chamar de bicicleta os estranhos artefatos reluzentes nos quais aqueles terrícolas do futuro trafegavam). As pessoas aparentavam certa fragilidade. Pareciam anêmicas. Eu caminhava entre elas, nas proximidades do cruzamento da Velha Paulista com a Rua Padre João Manuel. Olhava com assombro para cima, imaginando que a qualquer momento uma colisão poderia ocorrer, resultando na queda de veículos sobre a multidão que se abarrotava nas vias inferiores.

A meu lado, a biocientista Andressa Martins tentava me explicar que o mundo do século vinte e quatro era repleto de maravilhas tecnológicas. Eu não discordava quanto a isto, mas me preocupava com a questão da segurança:

– E essas coisas aí em cima, nunca batem nos prédios? – questionei.

Andressa sorriu, revelando dentes pequenos e alvos. A moça tinha cabelos negros e finos, olhos verdes e uma hipnotizante boca carnuda. Aliás, o vermelho carmim de seus lábios contrastava com a palidez do rosto. O nariz e os ouvidos eram delicados; a voz, doce e meiga. Uma beleza frágil, mas encantadora. Não quis cometer a indelicadeza de perguntar sua idade, mas imaginei algo por volta dos trinta ou trinta e dois anos.

– Há uma energia que circunda os prédios – explicou-me Andressa. – Damos a ela o nome de proteção ondular. Ela atua sobre os componentes eletrônicos dos levimóveis, impedindo que eles se aproximem demais das construções. Se isto acontece, uma mensagem eletrônica é enviada para o computador central dos veículos, ativando os pilotos automáticos, que realizarão manobras de desvio. Há também uma distância mínima regulamentar que os motoristas devem respeitar. Caso tentem desrespeitá-la, uma multa é debitada na conta corrente do infrator no mesmo instante. Este mecanismo tem funcionado com perfeição; não temos um registro sequer de colisões entre levimóveis e prédios.

– E os veículos não podem colidir entre si e caírem em nossas cabeças?

– Os levimóveis são equipados com um sistema computadorizado que se conecta aos demais veículos e a uma estação central de controle. Se um motorista realiza manobras perigosas, os computadores dos levimóveis que estão nas proximidades são avisados e ativam o modo de direção defensiva. O fluxo do trânsito é célere, mas não caótico como pode lhe parecer. E não se deixe enganar pela aparente fragilidade destes pequenos veículos. Eles são dotados de tecnologias capazes de mantê-los no ar mesmo que sofram uma colisão, além de protegerem o condutor e seu passageiro dos efeitos do impacto. Um levimóvel só despencaria caso sofresse várias colisões seguidas de forte intensidade, o que é bastante improvável. Além do mais, acima de nós, a uma altura segura, há o chamado campo de força, uma barreira invisível que amortece os impactos.

– Como funciona este tal campo de força? – quis saber.

– Ele é como uma rede transparente, capaz de suportar o peso de inúmeros veículos no caso de uma queda. Os levimóveis, além de jamais chegarem ao solo, não sofrem danos com o amortecimento gerado pelo campo de força, graças à maleabilidade de sua energia protetora.

Enquanto falava, Andressa demonstrava tamanho orgulho daquela tecnologia, que preferi não compartilhar minhas preocupações sobre uma possível falha no sistema. No início do século vinte e um, época de onde eu vinha, trabalhara como tecnólogo em informática. Não cheguei a ter conhecimentos avançados na área, porém o suficiente para saber que sistemas eletrônicos e informatizados sempre possuem vulnerabilidades. As panes poderiam ser improváveis, mas nunca impossíveis.

Foi então que uma sensação de vertigem fez com que eu tivesse que abaixar a cabeça: desde a reanimação, há dois dias, meu sistema nervoso central parecia um pouco perturbado.

Sou o que se pode chamar de um homem de meia idade. Quarenta e cinco anos, moreno, de média estatura, olhos e cabelos castanhos escuros. No rosto, a barba grisalha, que eu quase sempre deixo por fazer, deve passar uma imagem de desleixo. Não ligo para isto; sinto-me o mais comum dos mortais. Por esta razão, tenho queimado minhas sinapses cerebrais na tentativa de descobrir a razão de os cientistas da USP terem escolhido o meu corpo, dentre tantos voluntários que haviam se oferecido como cobaias para o programa Acorde no Futuro.

Minha cicerone pareceu ler meus pensamentos:

– Nós, do Centro Biotecnológico Paulista, conseguimos enviar uma mensagem intertemporal para o professor Ramón Perez, chefe do departamento de criogenia da USP. Pedimos a ele que congelasse um homem comum e o enviasse ao nosso tempo. E... Deu certo! Precisávamos de um autêntico representante de sua época, Fernando, por isto ficamos muito felizes quando conseguimos transportá-lo. Você é um espécime perfeito para nossas necessidades! E não se preocupe, pois em breve poderá ser devolvido a seu século, caso assim deseje.

Um espécime? Não gostei da palavra utilizada por Andressa. Entrei em estado de sobreaviso.
Alerta amarelo, Fernando!

******

– Vamos almoçar no Conjunto Nacional?

Ainda entorpecido por náuseas pós-reanimação e com certo mau humor, apontei para o prédio em questão e disparei:

– Aquilo não se parece nada com o Conjunto Nacional da minha época, Andressa. Não é a mesma construção, nem sequer se parece com ela. Será que ao menos tem comida de verdade em algum lugar ali?

– Muita coisa mudou nos últimos anos, Fernando, principalmente no quesito alimentar.

– Não há nenhum restaurante com apelo saudosista? Um lugar onde eu possa ver pessoas felizes e bronzeadas, mastigando com gosto um bom prato comercial, com bife no ponto e fritas?

Andressa sentiu-se desconfortável diante de meus questionamentos. Sua pele branca tornara-se quase rubra.

Ahn... À tarde, a Dra. Silveira irá explicar sobre os problemas com a alimentação nos dias atuais. Eu não tenho autorização para falar a respeito.

Ela procurou se livrar o mais rápido possível do assunto:

– Lembrei-me que na Velha Alameda Santos existe uma cantina que serve uma sopa de algas deliciosa!

– Sopa? Não deveria servir massas, ou então uma bela pizza?

– Ah, sim! Acho que eles ainda têm pizzas de siri e anchovas armazenadas no congelador!
– Pizzas congeladas? Numa cantina?

– Sim, a menos que você prefira alimentos sintetizados...

– Não há outros sabores? Eu tenho alergia a frutos do mar.

– Se você é alérgico a alimentos marinhos, terá que se contentar com a comida sintetizada.

******

Depois do almoço, fomos até o estacionamento onde Andressa guardava seu veículo. Não consegui entender como aquele local minúsculo podia ser chamado de estacionamento. E o mais intrigante: onde diabos ficavam os veículos? Estávamos numa sala deserta, no último andar de um prédio na Peixoto Gomide. As únicas coisas que existiam ali, além de nós, eram pequenos compartimentos distribuídos ao longo das paredes. Parecia o vestiário de uma imensa fábrica, onde cada operário guardava suas roupas de trabalho em armários individuais.

Observei Andressa caminhar à minha frente. Vendo-a por trás, maravilhei-me ao notar que a natureza continuava fabricando mulheres de cintura fina e quadris largos. Em segundos, tive a confirmação de que o congelamento e a viagem temporal não afetaram meus estímulos sexuais.

– Obrigado, Deus! – murmurei, acreditando que a moça não me ouviria.

– Devo alertá-lo de que a primeira infestação tornou a audição dos habitantes de nossa época mais aguçada.

– Infestação? Que infestação?

– Estou falando demais. Faça estas perguntas à Dra. Silveira – dizendo isso, Andressa abriu o armário e retirou dele uma esfera com cerca de vinte centímetros de diâmetro. O objeto tinha uma consistência gelatinosa e cheirava a baunilha. A graciosa morena começou a brincar com aquilo, jogando a esfera para cima e pegando-a de volta, enquanto se divertia vendo meu semblante interrogativo. Com aquela bola esquisita nas mãos, ela arregalou os olhos e zombou:

– Aqui está carro do futuro. Mim ensina “homem das cavernas” pilotar!

Sorri com gosto. Era bom saber que os seres humanos, embora anêmicos, ainda tinham senso de humor.

Se é que eram mesmo humanos.

******

A coisa funcionava por intermédio de comandos de voz. Bastou Andressa pronunciar a palavra acionar para que a esfera levitasse, desvencilhando-se de sua mão e pairando até cerca de dois metros adiante de nós. Em questão de segundos, operou-se a transformação: a geringonça começou a se expandir, delineando novos contornos. Um levimóvel foi moldado. Possuía formato ovoide e era transparente em sua parte superior, deixando ao piloto um amplo campo de visão.

Andressa aproximou-se do veículo e ordenou a ele: dois tripulantes. Pronto: dois assentos foram moldados dentro da massa gelatinosa, que em seguida planou até quase a altura do chão, abrindo suas duas únicas portas. Ela prosseguiu:

– Ligar computador e ativar piloto automático.

Seus belos olhos verdes dirigiram-se para mim. Eram grandes e começavam a me deixar hipnotizado:

– Vamos! – disse ela, acenando com a cabeça. – Você entra no lado do condutor e eu te digo como pilotar no modo manual.

– Esse treco aguenta nosso peso?

Ela sorriu, esticando os belos lábios carnudos. Em meu subconsciente, eu já a chamava de deusa do futuro.

– É claro que aguenta, Fernando. Entre!

Em poucos minutos, estávamos de volta ao lugar onde eu fora despertado da criogênese – o prédio do Centro Biotecnológico Paulista, conhecido simplesmente por CBP. Tratava-se de um dos prédios mais altos da região e estávamos em seu penúltimo andar. Olhar pelas janelas e ver os tais levimóveis em ação aumentava minha sensação de enjoo.

Finalmente, eu me vi diante da Dra. Silveira – a mulher com as explicações.

– Vou ser bem direta, Fernando. A infestação da qual a Andressa lhe falou não foi nada perto da segunda infestação. Um fungo infestou quase toda nossa cadeia alimentar. Apenas os alimentos provenientes dos mares não foram contaminados. A infestação afeta o cérebro das pessoas contaminadas e alguns outros órgãos vitais. Houve estranhas consequências em seus comportamentos. Os maculados, como os chamamos, tornaram-se agressivos e sedentos por carne humana. Quase toda a população mundial foi atingida. Há anos vivemos uma época pós-apocalíptica. Conseguimos reunir os poucos que não foram contaminados neste pequeno nicho entre a Bela Vista e os Jardins. Designamos esta fortaleza como fronteiras da sanidade. Aqui, nos alimentamos de comidas sintetizadas pelos computadores, ou então de frutos do mar congelados. Porém, os frutos do mar tornaram-se uma iguaria rara, pois ninguém tem coragem de se aventurar além da fortaleza que construímos para ir até as regiões litorâneas adquirir novos carregamentos.

–Você está me dizendo que estas pessoas se tornaram zumbis?

– De fato, acho que zumbis é um termo mais adequado do que maculados. Como eu lhe disse, quase toda a população mundial está sofrendo deste mal, mas aqui você está a salvo.

– As fronteiras da sanidade são invisíveis, mas protegidas por uma inteligência artificial muito avançada. – interveio Andressa.

Era como dormir e depois acordar dentro de um filme de horror. E o mais assustador: ficou claro que a minha presença ali tinha um motivo mórbido e talvez perigoso para mim. Afinal, eu era um espécime perfeito para... O quê? Fui tomado por uma espécie de pânico ao pensar no que eles poderiam estar planejando fazer comigo. Devo ter ficado quase tão pálido quanto as pessoas que me rodeavam.

– E por qual razão vocês me trouxeram aqui?

– A estrutura orgânica das pessoas de nossa época tem sofrido mutações em nível microscópico, motivadas pelo abuso de medicações antibacterianas. Algumas bactérias habitualmente presentes no intestino humano foram destruídas por completo ao longo dos séculos. Há algumas semanas, descobrimos que uma delas é capaz de produzir uma substância que elimina os fungos nocivos.

– E o que vocês precisam que eu faça para ajudá-los?

– Para falar o português claro, Fernando, precisamos que você tenha uma bela diarreia! E então separaremos as bactérias que procuramos e criaremos um ambiente adequado para que se multipliquem. Podemos fazer isto em poucas horas.

Melhor assim. Eu já estava imaginando passar por intervenções clínicas dolorosas, extrações de órgãos, mutilações ou algo semelhante.

******

Depois de tomar um líquido azulado e produzir, minutos depois, a “matéria-prima” que tanto desejavam, ouvi alguém gritar que a proteção que nos deixava a salvo dos zumbis fora penetrada. Um corre-corre iniciou-se dentro das instalações do Centro Biotecnológico Paulista.

Fui até as janelas do nosso andar e visualizei alguns levimóveis aproximando-se de maneira errante e a uma velocidade espantosa. A cabine transparente dos veículos permitia-me enxergar criaturas com feições demoníacas e repletas de feridas. Os veículos trazidos pelos zumbis impulsionavam-se contra aqueles manejados por pessoas saudáveis, causando seguidas colisões e algumas quedas, que felizmente eram amparadas pelo campo de força que Andressa mencionara.

Diante do caos que se instalara lá fora, pareceu-nos mais sensato permanecer nas dependências do chamado CBP enquanto a Dra. Silveira e sua equipe trabalhavam no antídoto. Ficamos com os olhos esbugalhados na frente das janelas por cerca de duas horas, assistindo ao espetáculo aterrador.

– Como estas criaturas conseguiram penetrar as fronteiras da sanidade? O que pode ter acontecido com a inteligência artificial que as coordena? – perguntou Andressa, que estava ao meu lado, a um senhor calvo, que parecia ser o mandachuva do lugar.

– Parece que a lesão cerebral sofrida pelos zumbis não afetou muito a inteligência deles. Encontraram uma maneira de desativar a matriz da inteligência artificial.

– As criaturas devem estar famintas. Ouvi dizer que precisam de carne fresca. E a carne fresca somos nós! – exclamou alguém às nossas costas, porém eu não vi quem era, pois não conseguia desviar os olhos da carnificina que se desenhava no cenário exterior.

Verifiquei que os zumbis, ao provocarem colisões, ora pulavam sobre os veículos das vítimas, ora se atiravam contra o campo de força. Olhei para baixo e vi que aquela rede invisível agora abrigava uma quantidade expressiva de veículos e de vítimas dos acidentes. Elas eram atacadas com ferocidade pelos zumbis. Pareciam falecer em razão das mordidas, mas ressuscitavam instantes depois. Maculadas pela infestação, tornavam-se também criaturas semivivas, tão famintas quanto seus agressores.

Andressa e eu notamos que a energia que impede o choque dos levimóveis contra nosso prédio (a tal proteção ondular) tornara-se instável, produzindo ondas energéticas de um verde quase transparente. Instantes depois, um veículo conduzido por dois zumbis adolescentes chocou-se com violência contra a parede, cerca de dois andares abaixo de nós.

– Para as ruas! – o mandachuva gritou. – O campo de força nos manterá a salvo!

Foi um Deus-nos-acuda. Um rapaz magricelo e com profundas olheiras nos entregou algumas pistolas-laser, dizendo-nos que, a partir daquele momento, seria cada um por si.

Andressa tremia. Peguei sua arma e tomei minha musa futurista nos braços, conduzindo-a até as escadas, pois havia uma disputa quase sangrenta por uma vaga nos elevadores. Após dois andares, ela me pediu para ser colocada no chão. Descemos juntos e de forma atabalhoada os vinte e sete andares restantes.

Conseguimos alcançar a calçada da Velha Paulista, num ponto onde antes se situava o Museu de Arte Moderna. Ela estava exausta e muito ofegante, então a peguei no colo novamente. Olhei na direção da antiga Rua da Consolação e vi que o campo de força estava cedendo naquela altura, ocasionando a queda de levimóveis, zumbis e pessoas ainda sãs. Ao nosso redor, as pessoas corriam de forma desenfreada. O cenário era caótico e eu só não amaldiçoei o momento em que decidira embarcar no projeto Acorde no Futuro porque estava desenvolvendo uma afeição muito especial pela garota que estava em meus braços.

Conduzi Andressa até um espaço livre de aglomerações. Lembrei-me de que, em minha época, naquele local situava-se o prédio de um Tribunal. Caminhei entre as pilastras que sustentavam o arranha-céu que o substituíra e encontrei uma porta aberta. Acomodei a bela Andressa em um nicho que me pareceu bem protegido. Entretanto, eu não podia simplesmente ficar ali e deixar que outras pessoas fossem devoradas. Estava munido de duas pistolas laser e, com elas, acreditava estar em condições de matar um bocado de zumbis. Quando eu me preparava para sair, Andressa segurou meu braço direito. Ela tirou de seu avental um aparelho azulado de formato semicircular, que possuía um pequeno botão branco na região central:

            – Fernando, utilize este potencializador de inércia. Ele pode fornecer a energia necessária para estabilizar o campo de força até que a Dra. Silveira conclua a fabricação do antídoto.

            – Como faremos para aplicar a vacina nesta quantidade cada vez maior de zumbis? – eu quis saber.

            – Não será uma vacina, homem das cavernas – brincou ela, com um tênue sorriso. – A Dra. está produzindo um gás que liberará as bactérias benéficas na atmosfera. Só espero que encontre alguém com coragem suficiente para conduzir um levimóvel entre os zumbis e espalhar o conteúdo do antídoto nesta região.

            Meu instinto heroico multiplicou-se naquele instante:

            – Eu posso fazer isto!

            – Não quero que você se arrisque. Eu estou...

            Não esperei que ela terminasse a frase. Corri com seu potencializador de inércia até a esquina da Velha Paulista com a antiga Consolação e comecei a disparar para cima, esperando que o aparelho fizesse o trabalho que Andressa acreditava que faria. Vi-me diante de imagens insólitas, com tropeços, encontrões e batalhas entre humanos e zumbis. Um cenário surreal, típico de um filme “B”, mas verdadeiro. Trêmulo e atrapalhado, atirei com as pistolas-laser nos zumbis que encontrei pelo caminho (errando a maioria dos alvos, para dizer a verdade) e voltei o mais rápido que pude, mantendo o potencializador acionado e direcionado ao alto até chegar de volta ao prédio do CBP. Respirei fundo, guardei o aparelho e fiquei com as duas pistolas-laser nas mãos, preparado para disparar de novo a qualquer momento.

Ao tentar me aproximar dos elevadores, tive que enfrentar alguns zumbis que se aglutinavam no saguão. Tinham as faces arroxeadas e os olhos esbugalhados. Gritavam em uníssono, de forma um tanto patética, a palavra “carne”. Senti-me paralisado por um momento diante da insanidade daquilo tudo, mas logo percebi que não tinha muito tempo para estas frescuras. Consegui desviar do primeiro grupo de maculados, porém duas outras criaturas surgiram antes que eu alcançasse a porta do elevador. Efetuei alguns disparos e corri para apertar o botão de subida. Embarquei o mais rápido que pude, desvencilhando-me às pressas dos zumbis que tentavam me morder. Lá dentro, pude recuperar parte do fôlego. Mas... Pela-mor-de-Deus, o que fora aquilo?

            A Dra. Silveira trabalhara rapidamente. Trombei com ela e seu antídoto ao desembarcar no vigésimo nono andar. Juntos, corremos até seu levimóvel. O estacionamento estava apenas um andar acima; entretanto, assim que chegamos lá fomos surpreendidos por um numeroso grupo de zumbis. Não tivemos tempo para acionar nossas pistolas laser e acabamos nos envolvendo em disputas corporais com aquelas coisas.

            – Modo de urgência! – gritou Silveira em dado momento. Num passe de mágica, a porta de seu armário se abriu e uma esfera gelatinosa apareceu diante de nós.

            – Dois tripulantes! – urrou ela. – Ligar computador e ativar piloto automático! – vociferou em seguida.

            Um zumbi corpulento imobilizou a Doutora por trás, pressionando suas costelas. Consegui acertá-lo com um cruzado de direita que o levou ao chão. Outros maculados se aproximaram e tentaram nos agarrar. Entre sopapos e empurrões desajeitados, conseguimos por fim nos desvencilhar daqueles infectados. Ufa!

Eu queria fazer tudo sozinho. Imaginava-me pilotando o levimóvel e ejetando o composto salvador pelos ares, todavia não podia negar que aquela mulher era mais gabaritada do que eu para conduzir o veículo. Aliás, admirei-me com a perícia que ela demonstrou ao desviar dos carros-zumbi que surgiram em nosso encalço. Sentindo meus batimentos cardíacos em ritmo frenético, vaporizei o produto na troposfera, utilizando o mecanismo que ela me forneceu. Aquele gás possuía a interessante propriedade de penetrar na massa gelatinosa que constituía os levimóveis, tornando inevitável que os zumbis o inalassem. Pouco depois, as criaturas começaram a se acalmar. Depois de alguns (porém longos) minutos, entraram numa espécie de sono profundo.

            – Acordarão completamente humanos em algumas horas – foi o que disse a Dra. Silveira. – Terão que ser hospitalizados em razão das dores e mutilações, mas ficarão bem em alguns dias.

            – "Bem", Doutora? – duvidei. – E em apenas alguns dias?

            – Ahn... razoavelmente bem. E... ok, talvez leve algumas semanas. Mas voltarão a ser humanos e poderão levar uma vida normal de novo, isso eu posso garantir.

            Não era muito fácil de acreditar, principalmente diante das mutilações que muitos tinham sofrido. E havia também a questão dos danos cerebrais... Como reverter aquilo? No entanto, acho que a Dra. Silveira merecia um crédito. Afinal, ela já provara ser muito competente. E... bem, estávamos no futuro, oras! A medicina por certo evoluíra um bocado!

            – E agora? Quais são os planos, Doutora?

            – Por enquanto, isso basta. Pouco antes de nos encontrarmos na entrada do elevador, recebi a informação de que a inteligência artificial foi reparada e já reativou a proteção invisível que guarnece as fronteiras da sanidade. Amanhã nos organizaremos em grupos para iniciarmos a pulverização no restante do mundo. Será um trabalho e tanto, mas conseguiremos.

            Eu sorri, sentindo-me parcialmente vitorioso. E logo me apressei em retornar para a Velha Paulista. O mais importante ainda estava por ser feito: eu precisava reencontrar minha linda biocientista.

Ao abrir a porta do prédio onde a deixara, alegrei-me ao ver que Andressa me esperava com um sorriso tímido em seus lábios carnudos. E minha felicidade tornou-se ainda maior quando ela completou a frase que eu interrompera minutos atrás:

            – Eu estou me apaixonando por você, Homem das Cavernas!

            – E eu por você, Deusa do Futuro! – gritei em resposta, todo atabalhoado, mas muito feliz. Estava exausto, mas não me faltou energia para um beijo apaixonado, daqueles que eu só tinha visto até então em filmes.

Quem diria... No século vinte e um, eu não passava de um Zé Ninguém. Sentia-me tão só e deprimido a ponto de ter me oferecido como cobaia em uma experiência de viagem temporal, sabendo que corria risco de vida. Porém, três séculos depois, conquisto uma linda namorada e torno-me um herói. Estou transbordando felicidade. Jamais me senti tão vivo.

Sei que estou sendo piegas, mas... vejam bem, eis aqui um fato que, ao menos para mim, hoje é inquestionável: há lugar para todos neste mundo.

No tempo e no espaço!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bonamondo, o planeta dos sonhos - Capítulo 1

Vida como não a conhecíamos - Capítulo 1

O retorno de Dan McCafferty